Foram investidos cerca de R$ 230 mil nos equipamentos
A partir da próxima semana, os agentes penitenciários do estado vão ter câmeras acopladas em seus uniformes de trabalho. O equipamento foi regulamentado nesta sexta-feira (10) pelo Governo capixaba.
Os policiais penais farão o uso das câmeras em ocorrências de contenção e intervenção nos presídios. Serão 70 equipamentos disponibilizados para as 36 unidades.
A ferramenta será utilizada por policiais penais que atuam como chefes de equipe, além dos responsáveis pelas escoltas e unidades especializadas.
Foram investidos cerca de R$ 230 mil nos equipamentos, que têm memória interna de 32 gigas e localização por GPS, resolução de imagem de 2.0 megapixels, sensor de gravidade 3D e autonomia de até 100 horas de gravação de vídeo e áudio.
“Isso protege o servidor e amplia a transparência, preservando o direito de todos. O Governo segue investindo forte em tecnologia em segurança pública, dando melhores condições de trabalho para que nossos operadores sigam obtendo os melhores resultados possíveis”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante evento no Palácio Anchieta.
O secretário de Justiça, André Garcia, disse que a utilização das câmeras corporais é uma forma de legitimar condutas ligadas à segurança pessoal, patrimonial e institucional, preservando os interesses, direitos e deveres dos servidores e detentos.
O Governo espera que, com o uso das câmeras, também haja redução do número de denúncias e reclamações sobre a atuação dos servidores.