Segundo o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), em abril deste ano será aberta licitação para tratar sobre as obras de ampliação do terminal aeroviário
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, esteve no Espírito Santo nesta segunda-feira (13), para participar da formalização do projeto de expansão do Porto de Vitória, cujos investimentos previstos chegam aos R$ 200 milhões.
Além da agenda para tratar sobre a expansão do terminal portuário, a vinda de França ao Estado resultou em anúncios de interesse direto dos capixabas, entre eles o projeto visando à ampliação e reestruturação do aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
Durante entrevista coletiva no Palácio Anchieta, o ministro confirmou que o governo federal ajudará o Estado no processo de ampliação e reforma do terminal aeroviário.
“Um deles, que é aeroporto de Linhares, já está com a pista finalizada, só precisando agora da parte do receptivo, que a gente vai ajudar o governo do Estado; e outro (aeroporto de Cachoeiro), é uma ideia de ampliação, mas é muito importante, porque vai ser o terceiro aeroporto do Estado, e vai ter o apoio federal, com certeza”, garantiu França.
Antes da entrevista coletiva concedida pelo ministro, o governador do Estado Renato Casagrande (PSB), ainda na ocasião da reunião em seu gabinete, antecipou a informação de que em abril deste ano será aberto um processo de licitação para o início das obras de ampliação e reforma do aeroporto, cujo objetvo é a disponibilização de voos comerciais e a possibilidade de receber aeronaves de maior porte.
“Nós estamos apresentando o projeto de Cachoeiro de Itapemirim, vamos entrar no processo de licitação agora no mês de abril, e o ministério (de Portos e Aeroportos) vai ser parceiro nosso, nessa obra importante para a região Sul do Estado”, disse Casagrande.
Transporte de equipes médicas e políticos
Inaugurado em 1988, o Aeroporto Municipal Raimundo Andrade é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cachoeiro (Semdec).
De acordo com informações divulgadas no site da Prefeitura de Cachoeiro, o atual aeroporto possui uma pista de pousos e decolagens de 1.200m x 30m, com balizamento noturno.
Ele é utilizado, principalmente, para transporte de equipes médicas e de órgãos para transplantes; oficiais do exército, empresários, representantes da classe política e artistas nacionais com shows na região. A média mensal de voos no local varia de 100 a 300.