Nesta quinta-feira (09), São Mateus recebe o Seminário de Óleo e Gás no Norte Capixaba, evento organizado, em conjunto, pela RedePetro ES e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) estará presente no evento para atendimento ao empresariado do setor, com a oferta de linhas de financiamento que atendem todas as etapas da cadeia produtiva e portes empresariais.

De acordo com dados de 2022 da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a cadeia produtiva que envolve o setor de óleo e gás (O&G) no Brasil corresponde a 15% do PIB industrial: 8% vindos do mercado de derivados de petróleo e biocombustíveis, e 7% das atividades de extração de petróleo e gás natural. No Espírito Santo, o segmento ocupa a terceira posição entre os maiores produtores de óleo e a quarta de gás natural do país.

Com a variedade de potencialidades de negócio existentes com o recurso natural, o segmento tem despertado a atenção de diversos empresários interessados em investir em empreendimentos ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. No Bandes, este empresário encontra alternativas de investimento adequadas para a estruturação do negócio, modernização e investimento em inovação.

“A equipe de Negócios do Bandes está atenta às demandas dos setores econômicos capixabas, apresentando soluções de crédito adequadas para os empresários poderem investir. Com o crédito produtivo disponibilizado pelo banco, pode-se articular ações diversificadas de fomento a toda a cadeia produtiva, além de empresas fornecedoras que dão suporte às empresas de maior porte. Os recursos disponibilizados pelo banco, seja pelas linhas de financiamento ou por recursos de private equity, podem fomentar áreas de pesquisa, desenvolvimento, difusão de inovações, assistência gerencial e tecnológica”, destaca Jonyeverton dos Reis, gerente de Negócios do Bandes exclusivo para o setor.

A ampliação e modernização de empresas diretamente ligadas ao negócio de petróleo e gás incentiva diretamente os demais setores de comércio e de serviços, contribuindo para dar maior dinamismo à economia. Além dos empreendimentos diretamente ligados à cadeia produtiva, as empresas fornecedoras de empresas maiores podem acessar os recursos do Bandes para investimento no negócio ou contratação de capital de giro.