Com o objetivo de promover o acesso à informação sobre a água consumida em Cachoeiro de Itapemirim, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, está distribuindo para seus clientes o relatório anual que atesta a qualidade do recurso. Entregue pelos agentes comerciais da concessionária, o documento, em formato impresso, possibilita que os moradores conheçam mais sobre como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis.
O gerente operacional da BRK em Cachoeiro, Marcos Pontes, explica que o relatório apresenta todo o processo, desde a captação da água nos mananciais, análises e etapas de tratamento até chegar à torneira. “O documento também detalha os números relativos ao controle de qualidade que garantem a eficiência dos processos, atestando que o recurso distribuído atende a todos os padrões de qualidade necessários para o consumo humano, conforme estabelece o Ministério da Saúde”.
Com um trabalho diário, que requer rígido controle de qualidade, a concessionária controla todos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos recomendados pelas legislações. Os monitoramentos ocorrem nos mananciais, de onde é captada a água, no processo de tratamento, nos centros de reservação e nas redes de distribuição. Em 2022, a BRK realizou mais de 295 mil análises da água na sede e nos distritos do município.
“O Relatório Anual de Qualidade da Água demonstra que atuamos com muito compromisso e responsabilidade para oferecer uma água segura para consumo e com o mais alto nível de qualidade”, afirma Marcos Pontes. Ele enfatiza, ainda, que todos os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade estão em acordo com o preconizado no Anexo XX, da Portaria de Consolidação nº 5/2017, alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021 e Portaria GM/MS nº 2.472/2021 do Ministério da Saúde.