O Portal Redação Capixaba e o Instituto Acerte, ambos do Grupo MV Comunicação, iniciaram nesta semana a primeira rodada de pesquisa de intenção de votos para o processo eleitoral do próximo ano. Os entrevistados também avaliaram o governo.
Mimoso do Sul é a primeira cidade a responder sobre o processo eleitoral de 2024. A rodada de pesquisas acontecerá em diversos municípios da região sul e no litoral do ES.
A pesquisa foi realizada na última quarta-feira (05) e ouviu 250 pessoas.
Pesquisa Estimulada
- Airton: 16,1%
- Cassiano: 8,3%
- Giló: 6,1%
- Nem Sarte: 2,4%
- Paulinho: 3,3%
- Peter Costa: 49,4%
- Vaval: 14,4%
Pesquisa Espontânea
- Airton: 3,3%
- Flavia: 2,2%
- Giló: 3,3%
- Nem Sarte: 0,6%
- Peter Costa: 40,6%
- Não sabem ou não souberam opinar: 50%
Avaliação de Governo (Como você avalia a gestão do atual prefeito Peter Costa?)
- Ótimo: 17,8%
- Bom: 68,9%
- Ruim: 10%
- Péssimo: 3,3%
Influência do Dep. Estadual Bruno Resende no processo eleitoral
- Votariam em qualquer candidato apoiado por Bruno Resende: 51,1%
- Não votariam em qualquer candidato apoiado por Bruno Resende: 48,9%
As primeiras pesquisas eleitorais no Brasil se deram em 1945, durante o período de redemocratização do país, derivando das precursoras análises de mercados e audiência de rádio da década de 1940. Desde então, esses levantamentos se tornaram uma ferramenta que integra o processo eleitoral no país.
A utilização do conteúdo desse tipo de pesquisa fora do período eleitoral é livre e fica a critério das instituições que assim desejem fazê-las. No entanto, dentro do período eleitoral, dada a relevância e o papel de influência nas eleições, a realização desses levantamentos deve observar a norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que regulamenta a utilização, realização e divulgação dos dados, bem como a consequente aplicação de penalidades, em caso de descumprimento, previstas na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).