O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Victor Coelho está na Colômbia buscando conhecer a dinâmica governamental da cidade de Medellín. O objetivo da viagem é se inspirar no modelo de cidade inteligente para futuramente implementar, em Cachoeiro, melhorias embasadas no sucesso dos projetos já existentes na cidade colombiana.

Neste semana, Victor, juntamente com o vice-prefeito Ruy Guedes, visitou um parque urbano arborizado, que inclusive abriga a caixa d’água que abastece uma grande região. O local onde foi instalado o reservatório foi transformado em uma área de lazer extensa com diversas atividades voltadas ao bem-estar da população.

“Tudo aqui é voltado para as pessoas, essa é a reflexão que temos que fazer, a cidade que queremos tem que ser voltada para pessoas, essa é reflexão. Vamos buscar conhecimento aqui para levar para Cachoeiro”, disse. 

A cidade de Medellín, referência mundial em gestão pública, urbanismo social e combate à violência. O objetivo é conhecer, na prática, ações governamentais bem-sucedidas que transformaram a realidade da população da cidade colombiana, principalmente, nas áreas periféricas.

“Sabemos das transformações que esta cidade passou nas últimas décadas e como foi benéfico para a população local. Estamos aqui para conhecer como tudo isso foi possível e levar essas soluções para nossa cidade”.

O prefeito e o vice chegaram à cidade de Medellín no dia 6 de abril e retornam para Cachoeiro no dia 16. Enquanto isso, quem está comandando a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal, Brás Zagotto.