Beautiful young couple at home. Hugging, kissing and enjoying spending time together while celebrating Saint Valentine's Day with gift box in hand and air balloons in shape of heart on the background.

O 14 de fevereiro é conhecido mundialmente como o “dia mais romântico do mundo”. O “Valentine’s Day”, Dia de São Valentim,  celebra o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados. Porém, no Brasil, essa comemoração não acontece em fevereiro.

Desde 1948, o país celebra em 12 de junho. Essa data coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, mas o motivo para essa escolha tem pouco a ver com o significado religioso, sendo puramente comercial.

A ideia de estabelecer um “Dia dos Namorados” em junho veio do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo. Como proprietário da agência Standart Propaganda, ele foi contratado por uma loja com o objetivo de melhorar as vendas no mês, que sempre eram baixas.

Inspirado pelo Dia das Mães, Doria decidiu criar uma nova data comemorativa para incentivar a troca de presentes: o Dia dos Namorados. Junho foi escolhido porque era o mês em que as vendas eram fracas. A escolha do dia 12 teve a ver com o fato de ser a véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil como o santo casamenteiro.

Assim, combinando o útil ao agradável, Doria criou a primeira campanha publicitária que estabeleceria essa data no país. O slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!” marcou a primeira comemoração. A data começou a ganhar popularidade no Brasil no ano seguinte e posteriormente, a comemoração se tornou nacional.

No Brasil, o “Dia dos Namorados” já é a terceira melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. A média de faturamento nesse dia romântico passa de R$ 1,5 bilhão.