A Qdenga é a primeira dose aprovada no Brasil para um público mais amplo e pode ser administrada mesmo em pessoas que nunca tiveram dengue

A Qdenga, nova vacina contra dengue, estará disponível no Brasil na próxima semana, mas apenas para clínicas particulares. A informação é da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC). 

O imunizante é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença e recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março. Segundo o órgão regulador, a vacina proporciona ampla proteção contra a dengue. 

Indicada para crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos, a vacina Qdenga é a primeira dose aprovada no Brasil para um público mais amplo e pode ser administrada mesmo em pessoas que nunca tiveram dengue.

Em comunicado, a associação informou que o preço da vacina, inicialmente disponível apenas em laboratórios privados, varia entre R$ 350 e R$ 500 para o consumidor final, dependendo do estado. 

A nova vacina será aplicada via subcutânea em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A eficácia da vacina contra para quem nunca teve dengue foi de 66%. Já para indivíduos que já foram infectados anteriormente o índice foi de 76%.