Na noite da última segunda-feira (10), a Prefeitura de Cachoeiro realizou a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Alto Independência. A solenidade ocorreu na própria unidade, situada na rua Cleber França.
Com um investimento de R$ 915.613,96, o novo Cras se torna um ponto de referência no atendimento social para os moradores de uma ampla região, englobando os bairros Coronel Borges, São Luiz Gonzaga, Alto Independência, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Santa Helena, Nossa Senhora da Penha, Ibitiquara e Ferroviários, além do distrito de Gruta e da localidade de Timbó.
Presentes na cerimônia de inauguração, a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, e o prefeito Victor Coelho destacaram os avanços na rede municipal de proteção social básica nos últimos anos.
“É o oitavo Cras de Cachoeiro, com outro já em construção, no distrito de Soturno. Esse é um equipamento público importantíssimo de apoio e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social, que nos permite trabalhar políticas para fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, afirmou a secretária.
“Este é um marco importante no fortalecimento da nossa rede de assistência social. Estamos comprometidos em entregar novos espaços e revitalizar os que já existem, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade, para dar suporte ao público que necessita de apoio, promovendo a dignidade e o bem-estar de cada indivíduo”, afirmou o prefeito.
No local, as famílias em situação de vulnerabilidade social participarão de atividades e serão acompanhadas por meio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), como ocorre nos outros Cras do município.
A unidade também servirá como porta de entrada para novos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e para acesso a programas assistenciais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O atendimento será realizado por demandas espontâneas e, quando necessário, será feito o acompanhamento de famílias com base em um conjunto de intervenções, continuadas e pactuadas entre a equipe multidisciplinar, com o objetivo de garantir direitos e cidadania.