Partidos políticos começam a lançar nomes para as eleições de 2024, principalmente na Grande Vitória, para demarcar terreno e sentir o termômetro da disputa, que apontará a viabilidade dos projetos colocados para o público neste mês de julho, a um ano das convenções partidárias, segundo o calendário da Justiça Eleitoral, que definirá quem irá para o pleito.

A movimentação mais intensa ocorre no campo da extrema direita bolsonarista, que trouxe ao público, na noite dessa quinta-feira (13), o nome do deputado Capitão Assumção como pré-candidato do PL à Prefeitura de Vitória. O ato, formalizado com a participação do deputado federal Gilvan da Federal, político marcado pela prática de atos truculentos, desde quando era vereador em Vitória e agora no Congresso Nacional, tem o apoio do senador Magno Malta, presidente da executiva estadual do partido.

Assumção foi alvo da operação deflagrada pela Polícia Federal, em dezembro de 2022, por envolvimento em atos contra a democracia e ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é obrigado ao uso de tornozeleira eletrônica e está proibido de postar em redes sociais e de comparecer a eventos públicos.

Apesar de ter sido reeleito com 98,6 mil votos em 2022, é uma pré-candidatura que pode ser soterrada por outras do campo da direita, conspirando que o bolsonarismo extremista vai perdendo sua densidade eleitoral e muitos integrantes já partem para outro rumo. A votação da reforma Tributária na Câmara dos Deputados e blocos que se formam o Espírito Santo com apoiadores do ex-presidente, que procuram outros chamamentos, além do surrado “Deus, pátria, família”, mostram esse cenário.