Programa CNH Social do governo do Estado abre, nesta terça-feira (18), inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pelo site até 28 de julho

As inscrições para a segunda fase do Programa CNH Social 2023, programa do Governo do Estado, já estão abertas. Começaram às 12 horas desta terça-feira (18), devendo ser divulgado o resultado no próximo dia 7 de agosto.

O lançamento desta etapa foi realizado na manhã desta terça por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) no Palácio Anchieta, em Vitória, quando foram anunciadas mais 3,5 mil vagas, totalizando as 7 mil já disponibilizadas neste ano.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do programa no site do Detran até as 23h59 do dia 28 de julho. Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com os dados atualizados na Base Nacional do Cadastro até o dia 16 de junho de 2023.

Pela página principal do site do Detran, o interessado pode chegar à página da inscrição acessando o banner ou no botão do programa CNH Social. Em seguida, deve inserir as informações pessoais solicitadas conforme informações constantes no CadÚnico.

O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções:

– Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro);
– Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro);
– Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E
(ex.: caminhão e carreta).

Com o objetivo de dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade, as vagas são distribuídas da seguinte forma:

40% para a primeira habilitação (A ou B);
20% para a Adição de Categoria A ou B;
40% para a Mudança de Categoria D ou E.