Para se juntar ao ChatGPT e Bard, o Whatsapp agora lançou a LuzIA, um novo chatbot para facilitar a vida dos usuários. A ferramenta foi lançada oficialmente na última quarta-feira (19) e é totalmente gratuita para todos que usam o app.

Além das funções semelhantes ao do ChatGPT, a LuzIA pode criar imagens, transcrever áudios e ser comandada por mensagem de voz. Ao adicionar o número de contato da IA e iniciar a conversa, o usuário pode solicitar da forma que quiser o que estiver precisando. As mensagens podem ser em português, inglês, francês e espanhol.

“Somos mais do que uma empresa; somos um movimento que busca democratizar o acesso à Inteligência Artificial. Este manifesto representa nossos valores e princípios fundamentais em relação à IA e servirá como guia em nosso caminho”, diz o manifesto da LuzIA.

O destaque é que ao funcionar, a ferramenta não tem necessidade de cadastros ou downloads à parte, podendo ser utilizada sem consumir pacotes de dados móveis. Entretanto a LuzIA tem limitações, assim como o ChatGPT, para informações de até 2021, então é importante checar as respostas dadas pela IA sempre que necessário.

Mais de quatro milhões de usuários já utilizam o chatbot em 40 países diferentes que tiveram o lançamento antes do Brasil. Essa integração faz com que as pessoas possam conversar com a IA como se estivessem em uma conversa comum no celular.

Passo a passo

Para utilizar a LuzIA, basta adicionar o contato +55 11 97255-3036 na agenda do celular ou acessar Soy Luzia e escolher entre o Whatsapp ou Telegram. Ao abrir o app escolhido, é necessário buscar o contato salvo para enviar mensagem.

Após isso, ao enviar qualquer mensagem, o chatbot irá responder com mensagens automáticas relacionadas ao que ele pode atender junto com as políticas de privacidade. Quando quiser solicitar algo, é só escrever o pedido, como transcrever áudio, tirar dúvidas ou criar imagens e aguardar o retorno da LuzIA.

O que pode ser feito

De acordo com próprio site da inteligência artificial, a LuzIA pode realizar diversas ações para auxiliar os usuários. A IA pode tirar dúvidas para estudantes, resumir artigos e textos além de explicar artigos técnicos.

Para os pais, o chatbot consegue auxiliar na criação de atividades para fazer com os filhos. Por meio da LuzIA também é possível pedir ajuda em melhorias da escrita de emails, criação de receitas, truques e dicas para cadas e até melhorar o SEO de sites.

Em relação a transcrição de áudios, a IA transcreve até 10 minutos de forma rápida e, de acordo com os testes, é eficiente. Para criar imagens, é só solicitar “imagina [descrição da imagem]” e esperar o que será criado.

A LuzIA também traduz textos do português para dezenas de outros idiomas, tendo maior facilidade em inglês, espanhol e francês. O chatbot também tira dúvidas, envia recomendações de filmes e séries baseado no que é pedido e planeja até refeições com os ingredientes que o usuário pedir.