O fenômeno acontece quando o satélite natural chega ao ponto mais próximo da Terra
Pessoas que estão no hemisfério sul, incluindo o Brasil, poderão acompanhar a primeira “superlua” de agosto nesta terça-feira (01). O fenômeno também poderá ser observado no fim do mês, quando ocorre a “lua azul”.
A superlua acontece quando o satélite natural chega ao ponto mais próximo da Terra, o chamado “perigeu”.
“Esse termo (superlua) não é astronômico, mas é impossível não chamar assim, porque ela fica até 30% mais brilhante e o diâmetro aparente pode ficar até 14% maior“, explicou a astrônoma Josina Nascimento.
A lua deve nascer por volta das 17h40, com o pôr do Sol. Esse é o melhor horário para observá-la, pois estará mais próximo da Terra.
Agosto também presenteia os amantes dos céus com a “lua azul”. O fenômeno raro não tem relação com a colação que o satélite é observado. Ele é utilizado quando ocorrem duas luas cheias em um mês.
O Parque da Fonte Grande, em Vitória, estará aberto na noite desta terça-feira para o projeto de observação da lua cheia. Também será possível fazer uma trilha noturna no espaço.
O evento ainda terá música ao vivo com Deivison Siqueira, que promete muito rock nacional, reggae e MPB no repertório.
A trilha noturna para contemplar a lua cheia do Mirante do Sumaré acontece das 19h às 21h e terá como ponto de partida a sede administrativa do parque.
Para ver a lua no parque não é necessário agendamento e a entrada é gratuita. No entanto, para participar da trilha há limitações de vaga. O parque estará aberto das 17h às 22h para a apreciação da lua cheia.