Na manhã desta sexta-feira (4), os 17 servidores concluíram o curso de Piloto de Aeronave remotamente pilotada (RPA). A cerimônia aconteceu na sede da Defesa Civil de Vila Velha e contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo.

“Esse curso e o significativo investimento em tecnologia representam ferramentas essenciais para aprimorar a prevenção, inteligência e o êxito de nossas operações. Com este passo adiante, avançamos para nos tornar uma referência não apenas no Espírito Santo, mas em todo o território brasileiro. Continuamos firmes em nosso objetivo supremo que é preservar vidas”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Para o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, o fim do curso fecha um ciclo: “Recebemos os drones e agora temos os pilotos de aeronaves públicas municipais. Os servidores saem dessa qualificação devidamente cadastrados e habilitados para exercerem as atividades nas secretarias em que fazem parte”, afirma.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, ressalta que o curso é pioneiro na formação de pilotos de aeronaves públicas municipais: “Drone não é brinquedo e segue as regulamentações da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA). Pilotar drone é algo sério”, frisa. 

A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, que foi uma das alunas, ressalta a importância dessa qualificação: “Esse curso é fundamental para a GMVV.  Recentemente recebemos quatro drones com sensor térmico, que auxiliarão no atendimento das ocorrências, nas operações de busca, além das eventuais operações noturnas. E agora teremos nossos próprios pilotos de drones”, ressalta. 

Curso

Ao todo, oito agentes de Proteção e Defesa Civil do Município, oito agentes da Guarda Municipal de Vila velha e um servidor da Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes se formaram.  O curso foi promovido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha (COMPDEC) e ministrado pelos instrutores do NOTAER e da Polícia Militar.  A instrução teve carga horária de 56 horas/aula. 

Os servidores terão aulas teóricas e práticas, como: Regulamentos de Tráfego Aéreo – Aviação Geral; Segurança Operacional; SISANT/SARPAS NG; Operações Aéreas com RPA; Conhecimentos Técnicos; Especificações DJI; Teoria de Voo – RPAS; Meteorologia Aeronáutica; Prática de Voo em Ambiente Controlado e Prática de Voo em Ambiente de Operação.