Um aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para todo o Espírito Santo, colocando a região em estado de alerta devido à possibilidade de tempestade com grau de severidade classificado como “Perigo Potencial”.

De acordo com os últimos dados emitidos pelo Inmet, a tempestade prevista trará chuvas de intensidade entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a até 50 mm/dia. O alerta é válido até esta terça-feira (22) às 10 horas.

Além disso, ventos intensos com velocidades variando de 40 a 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo também foram destacados como riscos significativos.

As principais consequências esperadas incluem riscos moderados de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e ocorrência de alagamentos em algumas áreas.

Como medida preventiva, a população é orientada a evitar abrigar-se debaixo de árvores durante a tempestade, uma vez que há um leve risco de quedas de galhos e descargas elétricas.

Além disso, é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, a fim de minimizar os perigos associados aos ventos intensos.

Aqueles que forem impactados pela tempestade devem também evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada, reduzindo assim o risco de danos elétricos.