Com passeio ciclístico, a Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, na Grande Vitória, foram inauguradas na manhã deste domingo (27).

O evento contou com centenas de ciclistas e presença de autoridades. A via que será utilizada pelos ciclistas é a mais alta das capitais brasileiras, chegando a 70 metros de altura no vão central.

Mesmo com a chuva os ciclistas não desanimaram e passaram pela primeira vez pela ciclovia. No início da manhã, um grupo saiu de Vila Velha, pela pista principal da Terceira Ponte e se reuniu com outro grupo na Praça do Papa, já em Vitória.

De lá, eles voltaram para a Terceira Ponte, dessa vez para inaugurar a Ciclovia da Vida, no evento chamado de Pedalada pela Paz.

A ciclovia terá dois sentidos. Para quem for de Vitória para Vila Velha, deverá acessar as duas faixas para bikes que ficam ao lado direito da ponte, voltado para a Baía de Vitória.

Já para quem vai de Vila Velha para Vitória deverá passar pelo outro lado da ponte, com a ciclovia voltada para o mar.

Com a ampliação da ponte, a via agora passa a contar com seis faixas, sendo três em cada sentido. Porém, as larguras delas não serão iguais. Há três medidas.

Pelo projeto da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), as quatro faixas existentes na Terceira Ponte até então, cada uma com 3,5 metros, se transformaram em seis de diferentes dimensões: a mais próxima da mureta central com 3 metros, a do meio com 2,8 metros e a destinada a ônibus, motos e veículos de emergência com 3,10 metros.