Os vereadores de Mimoso do Sul Welison Pires “Robô” e Almir da Oficina foram punidos pela Justiça Eleitoral após o PSDB ter usado uma “candidata laranja” para complementar a cota de gênero nas eleições de 2020

O ex-vereador Welison Pires Robô, que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral do Espírito Santo, negou ter cometido fraudes e responsabilizou o PSDB pelas irregularidades que levaram o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a suspender o seu cargo de representante do povo no Poder Legislativo municipal.

“Sou vítima de um processo que culminou com minha saída do mandato de vereador em Mimoso do Sul. Eu não fui o presidente do partido, eu não montei partido, eu apenas fui convidado pelo presidente do partido, Dr. Rodrigo Pires, o qual foi até candidato a prefeito. Ele, sim, foi responsável pela montagem do partido, cuja a responsabilidade era total dele e não minha, nem do outro colega. Sou uma vítima de tudo isso” disse o ex-vereador.

Além dele, Almir de Souza Mendes (Almir da Oficina), ambos convidados para participar das eleições de 2020 pelo PSDB, foram punidos, segundo a Justiça Eleitoral, por terem usado uma “candidata laranja” para complementar a cota de gênero nas últimas eleições municipais.

“Eu não poderia saber se a candidata A, B ou C estava ou não fazendo a parte dela ou dele. Enfim, eu me preocupei com a minha campanha e tive votos o suficiente para me eleger em qualquer outro partido. Obtive votos para ganhar as eleições em qualquer chapa eleita no município. Se eu estivesse em qualquer uma delas eu também ganharia. Aí eu pergunto: como, se eu soubesse que teria irregularidade no PSDB, eu aceitaria por um eventual mandato em risco?” defende-se Welison Robô.

De acordo com o ex-vereador Robô, apesar da perseguição, a sua campanha foi pautada no trabalho sério, com foco na população.

“Quero frizar que fiz uma campanha limpa. Em uma tremenda pandemia, arriscando pegar o Covid-19 e passar para a minha família em casa, mas andei casa por casa, no meu município e no meu distrito. Jesus, nosso Senhor, me honrou, onde obtive 387 votos do povo”, destacou.

Welison Robô não está inelegível e, pensando em dar continuidade ao trabalho, já se articula para tentar retomar o mandato nas eleições de 2024.

“Saio de cabeça erguida, com a sensação de dever cumprido e que ainda quero fazer muito para os meus munícipes, sem nenhuma culpa do acontecido”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com o Diretório Municipal do PSDB em Mimoso do Sul, mas não obteve retorno até o fechamento dessa matéria.

**Com informações de Aqui Notícias