A campanha “Setembro Verde” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes, que visa sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos. No dia 22 de setembro, foi realizado um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que são os principais multiplicadores dessa causa. O evento contou com a presença da primeira dama do município, Samantha de Oliveira e da estagiária Márcia Xavier, que compartilharam suas experiências como transplantadas. Os ACS puderam esclarecer suas dúvidas e receber orientações sobre como abordar o tema com as famílias atendidas.

Doar órgãos é um gesto de solidariedade e generosidade que pode salvar vidas. No Brasil, há milhares de pessoas que dependem de um transplante para continuar vivendo, mas a demanda é maior do que a oferta. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes no mundo, mas ainda há muito espaço para crescer. Para isso, é preciso que as pessoas se conscientizem da importância da doação e manifestem seu desejo em vida.

No entanto, existem alguns critérios que podem impedir a doação de órgãos, como doenças infecciosas e a causa da morte. Durante a pandemia de covid-19, por exemplo, houve uma queda de 30% nos transplantes, pois os pacientes infectados não podiam doar. Outro fator que dificulta a doação é a falta de documentação do doador. Quanto à idade, não há um limite estabelecido, mas é avaliado o estado de saúde do doador. E os menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

A doação de órgãos é um ato de amor que pode transformar a vida de muitas pessoas.