O Hospital San Francisco de Pucón, no Chile, informou que transferirá seus pacientes para outras unidades de saúde na região de La Araucanía devido ao vulcão Villarica, está em alerta para erupção.

O hospital explicou que “os pacientes que seriam transferidos corresponderiam àqueles cujo estado de saúde requer cuidados, de acordo com a categorização correspondente. Assim que a informação final estiver disponível, as famílias serão contatadas pelo hospital.”

“Relativamente ao atendimento dos diferentes serviços do Hospital, podemos informar que, caso não haja disposição em contrário, os atendimentos (e urgências) disponíveis continuarão. Especificamente, referimo-nos a diálise, centro médico, imagiologia, laboratório e urgência”, acrescentou.

Alerta Laranja para possível erupção do Villarrica

As autoridades chilenas declararam Alerta Técnico Laranja para o vulcão Villarrica, porque um aumento gradual da atividade vulcânica vem sendo observado desde sábado (23).

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do Chile observou um aumento gradual de energia no Villarica, além da ocorrência de sinais de tremor (associados a movimentos de fluidos).

Foram notadas também explosões estrombolianas que geram emissões de material piroclástico do tipo balístico na área proximal à cratera e dispersão de material fino, incandescência e detecção de anomalias térmicas.

Isto sugere que o sistema vulcânico evoluiu para uma fase de maior instabilidade, afirma a instituição.

O que é o Alerta Técnico Laranja?

Segundo o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), o Alerta Técnico Laranja considera os seguintes aspectos:

  • Atividade: Variação significativa;
  • Fenômeno: Provável aumento de atividade (em relação ao interior inferior);
  • O que fazer?: Mantenha-se informado, possíveis restrições parciais de acesso ao vulcão.
  • Relatórios: Diariamente.