NOVAS ONDAS DE CALOR
O cenário aponta para a probabilidade de novas ondas de calor, especialmente ao longo do mês de outubro. A previsão indica a persistência de sistemas de alta pressão atmosférica sobre o Brasil, o que limita a formação de nuvens de chuva. Esse padrão tende a gerar novos bloqueios atmosféricos e, consequentemente, novas ondas de calor.
O Climatempo pontua que a primavera de 2023 se destaca pela influência do fenômeno El Niño. As alterações na circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera modificam o trajeto normal das frentes frias sobre a América do Sul. Isso dificulta a interação do ar quente com o ar frio de origem polar, que eventualmente poderia chegar ao Brasil junto com as frentes frias.
“O El Niño também reduz a frequência das chuvas, contribuindo para manter as temperaturas mais elevadas do que o habitual sobre o Brasil. É importante lembrar que chuva e nebulosidade desempenham papéis essenciais na regulação da temperatura diária. Menos nuvens e chuvas resultam em mais horas de sol intenso e calor”, explica o Climatempo.
VERÃO DE 2024
A primavera de 2023 se desenvolve sob a influência de um El Niño de forte intensidade, que é previsto para perdurar também durante o verão. Este padrão se encontra em um contexto global de aquecimento e com oceanos apresentando temperaturas acima da média. Adicionalmente, o aquecimento anômalo no oceano Atlântico Norte observado em 2023 também exerce uma influência direta no clima do Brasil.