Ex-prefeito e pré-candidato para 2024, Carlos Casteglione é cotado para assumir como presidente do diretório municipal
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, realizará, no próximo domingo (8), das 8h às 13h, uma plenária para analisar a conjuntura política do município e definir os novos ocupantes do diretório para o mandato de 2023 a 2025. O evento contará com a presença da deputada federal Jack Rocha e do deputado estadual João Coser.
Ex-prefeito por dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016) e pré-candidato à Prefeitura de Cachoeiro em 2024, Carlos Casteglione é o mais cotado para assumir a presidência do diretório, hoje ocupada por Toninho do PT. Atualmente, Casteglione é subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, cargo para o qual foi nomeado em janeiro deste ano pelo governador Renato Casagrande (PSB), aliado do atual prefeito, Victor Coelho (PSB).
Uma eventual candidatura do PT à Prefeitura de Cachoeiro no ano que vem não dependerá apenas da própria sigla, e sim da vontade da Federação Brasil da Esperança, a qual compõe junto com Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Dentro do próprio PT, outros nomes se colocaram como possíveis postulantes à candidatura para prefeito, como o oficial de justiça Eduardo Paiva e o sindicalista Paulo Poian – apesar de nenhum dos nomes ter sido formalizado junto à direção partidária.
Outra sigla de esquerda, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) também deverá decidir em breve se terá candidatura própria a prefeito no município ou fará composição com outras legendas. Deputada estadual do partido, Camila Valadão estará em Cachoeiro nesta quinta-feira (5) para uma audiência pública da Caravana dos Direitos Humanos, iniciativa da Comissão sobre o tema na Assembleia Legislativa. Durante a visita à cidade, a eleição de 2024 também deverá ser pauta da legenda.
Com informações de LUCAS SCHUINA