A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams), maior montadora de carros elétricos do mundo, anunciou ontem (04) que pretende chegar a 200 concessionárias de sua marca no Brasil até o final de 2024. Atualmente, 30 concessionárias da BYD operam no país, e a expectativa é chegar a 100 unidades até dezembro deste ano. O Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do país, é responsável pela marca no Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, e quer ser o maior dono de concessionárias da BYD no Brasil ao final da implantação das unidades. Com seis concessionárias inauguradas, a meta do grupo capixaba é atingir mais 31 revendas até 2024.

Os planos de expansão da montadora no Brasil estão avançando no ritmo que o complexo industrial em Camaçari, na Bahia, comece a produzir os veículos elétricos. Na próxima segunda-feira (09), está previsto o lançamento da pedra fundamental da indústria, que está recebendo investimento de R$ 3 bilhões.

Ao todo, serão três plantas: uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, outra para automóveis híbridos e elétricos, e a terceira especializada no processamento de lítio e de ferro fosfato, matérias-primas para a produção de baterias.

“De maneira geral, nós temos 30 revendas já inauguradas no Brasil e outras 70 em fase de construção. Até o final deste ano, planejamos chegar a 100 unidades inauguradas. Nossos planos de expansão incluem o ano de 2024, quando vamos inaugurar mais 100 concessionárias, totalizando 200 em todo o país. A nossa intenção é produzir o primeiro carro elétrico do Brasil”, explicou o diretor de vendas da BYD Brasil, Henrique Antunes.

Só o Grupo Águia Branca, companhia capixaba responsável pela marca no Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás (com a BYD gogreen e a Vitória Motors BYD), já tem seis concessionárias inauguradas da montadora. A meta do grupo é ter mais 31 revendas até dezembro de 2024.

A operação em Camaçari, na Bahia, será responsável pela produção dos modelos Dolphin e Song Plus, além de gerar 5 mil postos de trabalho diretos. A produção está prevista para começar no início de 2025.

Em setembro, a BYD liderou as vendas de veículos eletrificados pela primeira vez, com  um total de 2,1 unidades, superando as vendas da Toyota e GWM. No ranking dos 100% elétricos, a montadora também liderou, com 1,3 mil unidades vendidas, conquistando 70% do mercado. O mais vendido foi o Dolphin, lançado no Brasil no final de junho pelo preço inicial de R$ 149,800.

“O que o Dolphin vendeu em setembro equivale a duas vezes o total de vendas de carros elétricos de todas as outras marcas juntas. Além disso, em 60 dias ajustamos o volume de carros que chegaram no Brasil para atender toda essa demanda. Após o lançamento, todos os pedidos adicionais foram atendidos, e estamos preparados para atender à demanda do mercado brasileiro”, destacou Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD no Brasil.

A companhia trouxe duas versões do Dolphin para o Brasil, o Dolphin Plus e o Dolphin Diamond. Para 2024, a expectativa é que mais três modelos sejam lançados no país. Antunes acrescenta que o próximo lançamento será um veículo mais acessível do que o Dolphin.

“Para o próximo ano, já temos três produtos confirmados para o Brasil. Também lançamos o SUV YangWang, uma submarca da BYD na China, um veículo com mais de 1.000 cavalos de potência, capaz de flutuar na água. Todos esses produtos estão sob avaliação constante para determinar qual deles é mais adequado ao mercado brasileiro e o timing ideal para sua chegada”.

Os planos para o Espírito Santo permanecem focados na concentração das importações de veículos elétricos e híbridos no Porto de Vitória.