ministro da Casa CivilRui Costa, chega ao Espírito Santo nesta terça-feira (17), para apresentar aos capixabas os investimentos que o Estado deverá receber do governo federal nos próximos anos, por meio do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

A previsão é que durante o evento, que acontece às 9h30, no Centro de Convenções de Vitória, na Capital, sejam apresentadas obras e ações que somam um montante de R$ 43 bilhões.

Entre as principais obras para o Estado estão a barragem do Rio Jucu, a ampliação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes) e o projeto público de duplicação e estudo de concessão da BR-262. 

Também serão finalizadas obras importantes como uma nova unidade de produção de petróleo e gás natural no Parque das Baleias, o Contorno de Serra em Mestre Álvaro (BR-101) e o novo Hospital Geral de Cariacica.

Também estão previstos recursos para construção de novos trechos das rodovias BR-259 e BR-482, para acesso a Guandu e o contorno de Cachoeiro do Itapemirim, respectivamente. 

Os anúncios do governo federal ainda contemplam a finalização da construção do contorno da Serra em Mestre Álvaro (BR-101) e do acesso a Capuaba (BR-447). Estão previstas ainda as duplicações da BR-259 (João Neiva – Colatina – Aimorés) e da BR-262. 

Outras obras previstas alcançam o aeroporto de Vitória, portos e ferrovias com o objetivo de tornar o transporte do estado mais sustentável e eficiente.

Pelo programa Minha Casa, Minha Vida serão finalizadas 3.273 unidades habitacionais e construídas 1.268 novas unidades, um total de 4.541 moradias. Nas áreas de saúde e educação, estão previstas novas escolas, creches, quadras e unidades de saúde serão retomadas ou concluídas, totalizando 40 obras.

O Estado ainda dever receber investimentos em transição energética, em descarbonização, em mineração segura e sustentável e no combate à pobreza energética estão entre as prioridades , com a finalização de 950 km em linhas de transmissão em três regiões (Morro do Chapéu II – Poções III; Poções III – Medeiros Neto II; Medeiros Neto II – João Neiva 2); a implantação de nova unidade de produção de petróleo e gás natural no Parque das Baleias e mais 1.069 km de linhas de transmissão pelo Espírito Santo.

*Com informações da Casa Civil do governo federal