A BR 101 terá 170 quilômetros de duplicação a partir de um novo acordo de otimização do Governo Federal com a EcoRodovias, atual concessionária que administra a via. O anúncio foi feito pelo ministro de transportes e ferrovias, Renan Filho, em visita ao Espírito Santo para o anúncio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Segundo o ministro, além da duplicação, obras de terceira faixa e contorno dentro das cidades estão previstas nessa nova proposta, já encaminhada ao Tribunal de Contas da União. A expectativa para aprovação do projeto é positiva.

“Com essa otimização, nós teremos aceleração para 170 km de duplicação, 40 km de terceira faixa e 51 km de contornos de cidades. Nós estamos com a expectativa muito positiva acerca dos novos investimentos que o Espírito Santo vai receber”, detalha.

Obras paralisadas e não entregues marcaram a gestão da ECO 101 ao longo de 10 anos de administração da rodovia. Segundo o ministro, a companhia não estava realizando as devidas obras para que os projetos fossem concluídos. No entanto, com a proposta de otimização, haverá uma aceleração dos investimentos para que a concessionária continue com o andamento das intervenções previstas.

“O contrato  estava com baixo desempenho. Além disso, questões ambientais não permitiram que as obras fossem entregues no período adequado. A otimização vai garantir novos investimentos e isso vai ser de muita valia para o estado”, conta.