Ricardo Ferraço exibe ficha de filiação ao MDB recém-assinada (16/10/2023). Crédito: Wilson Roberto
“Tenho certeza que, com a agulha numa mão e com a linha na outra, nós vamos fazer uma boa construção. Tenho certeza de que, com muito respeito, equilíbrio, tranquilidade e humildade, vamos conseguir construir essa unidade e essa união.” O autor das frases e agora “tecelão” dessa “unidade” no MDB do Espírito Santo atende pelo nome de Ricardo Ferraço, que, nos próximos dias, assumirá a presidência estadual do MDB com a missão de pacificar o partido em solo capixaba.
“Topei o desafio e volto me valendo daquilo que há de melhor na política, que é o diálogo. A gente vai construir, vai pacificar, vai continuar crescendo e a gente vai continuar colaborando muito com o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou o agora ex-tucano.
As declarações foram dadas pelo vice-governador logo após ele assinar a ficha de filiação que marca o seu retorno ao MDB, agora para presidir o partido no Estado, na noite dessa segunda-feira (16), em ato político realizado numa casa de celebrações do bairro Campo Grande, em Cariacica. Não por acaso, as palavras “união” e “unidade”, ao lado de “pacificação”, estiveram nos discursos de todos, especialmente no de Ricardo.
O local do evento tampouco foi obra do acaso. O ato também marcou a filiação ao MDB dos prefeitos de Cariacica, Euclério Sampaio – que organizou o encontro –, e de Colatina, Guerino Balestrassi. Euclério deixa o União Brasil, enquanto Guerino se despede do Podemos.
Para abonar as fichas e sacramentar o grande acordo de bastidores que culminou com essa “volta por cima” de Ricardo ao MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do partido, fez questão de prestigiar pessoalmente o ato de filiação. Baleia conduziu pessoalmente a articulação que culminou com a “solução Ricardo Ferraço” para o impasse vivido pela agremiação no Estado desde setembro.