O Projeto de Lei (PL) 77/2023, que institui o fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol, uma substância química da planta Cannabis sativa, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em sessão ordinária nesta segunda-feira (23).  

O projeto foi aprovado com emendas e a primeira delas estabelece que os medicamentos a serem distribuídos precisam ter aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e serem receitados por um médico. 

A segunda suprime o artigo 5º, que previa a formação de uma comissão na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dentro de 30 dias para implantar as diretrizes previstas na política de fornecimento dos medicamentos.

Um dos deputados favoráveis à aprovação, Tyago Hoffmann (PSB) afirmou que a necessidade pelos medicamentos atinge pessoalmente alguns dos parlamentares, como ele próprio e o autor da matéria. 

“Existem diversas doenças e síndromes relatadas pela ciência cuja ação do canabidiol controla essas doenças e síndromes. O autor desta matéria tem uma história pessoal com esse tema e muitas famílias que têm condição financeira para o uso dessa substância conseguem comprar e fazer o uso, mas famílias humildes não têm acesso”,relatou.