Uma das datas mais esperadas pelos consumidores está prestes a chegar. Na próxima semana, na sexta-feira, dia 24, diversos estabelecimentos comerciais prometem agitar o mercado com a Black Friday, um dia repleto de promoções irresistíveis. Já é possível observar empresas iniciando suas divulgações e dando início à temporada de descontos.

Contudo, quando o assunto é compras, o Procon alerta para a importância da cautela e preparou 10 dicas essenciais para aqueles que desejam realizar negócios seguros. A orientação principal, especialmente para compras online, é ter atenção redobrada e desconfiar de sites que não forneçam informações cruciais, como endereço, telefone fixo ou CNPJ. Além disso, é fundamental ficar alerta para valores muito abaixo do praticado pelo mercado, evitando possíveis golpes.

Com a proximidade da Black Friday, há uma tendência de aumento de atividades mal-intencionadas, com golpes virtuais e a criação de sites falsos oferecendo ofertas enganosas. Em caso de dúvida, a recomendação é clara: não compre.

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim destaca 10 dicas imprescindíveis para garantir compras seguras durante a Black Friday:

  1. Transparência nas Ofertas: Estabelecimentos são obrigados a informar, de forma clara, o valor da oferta atual e o valor anterior praticado antes da Black Friday. Essas informações devem ser divulgadas juntas, permitindo verificar a autenticidade do desconto.
  2. Preços na Vitrine: Certifique-se de que os preços estejam claramente expostos na vitrine.
  3. Parcelamento Claro: Avalie o valor e a quantidade de parcelas, que devem ser visíveis para o consumidor conhecer todos os detalhes da compra, incluindo custo total, encargos e descontos.
  4. Exija Ofertas Anunciadas: Caso tenha visto a oferta em anúncios na TV, cartazes ou outros meios de comunicação, exija que o fornecedor cumpra o anunciado, de acordo com o estoque disponível.
  5. Evite Ambientes Cheios: Lojas devem respeitar a capacidade física, evitando aglomerações que possam prejudicar o consumo, a prestação de serviços e a qualidade dos produtos.
  6. Documentação Completa: Ao efetuar a compra, certifique-se de obter todos os documentos que comprovem a transação, como nota fiscal, termo de garantia e manuais.
  7. Informações da Empresa na Internet: Ao comprar online, verifique o nome da empresa, telefone fixo, endereço físico e CNPJ, garantindo a localização fácil em caso de problemas.
  8. Guarde Comprovantes Virtuais: Armazene todos os comprovantes de compras online, como e-mails, prints de ofertas, notas fiscais e comunicados de fornecedores.
  9. Direito ao Arrependimento: Se comprou pela internet e não ficou satisfeito, saiba que tem até sete dias após o recebimento do produto para se arrepender do negócio sem custos adicionais. Consulte a política de devolução e reembolso antes da compra.
  10. Clareza na Informação Online: Na internet, o consumidor tem direito à clareza nas informações. Evite sites que não explicam de forma clara preço, forma de pagamento, número de parcelas, custo efetivo total, juros e política de cancelamento e devolução. Fique atento a preços muito abaixo do mercado para evitar golpes.

Se, mesmo seguindo as dez dicas do Procon de Cachoeiro, surgirem dúvidas ou problemas na área de Direito do Consumidor, o órgão está disponível para atendimento presencial na rua Bernardo Horta, nº 210, Guandu, e virtualmente através do endereço eletrônico procon.cachoeiro.es.gov.br. Proteja-se durante a Black Friday e faça compras conscientes!