O Convento da Penha, um dos mais famosos cartões-postais do Espírito Santo, está encerrando o ano com muitas surpresas. Nesta sexta-feira (17), o Frei Djalmo Fuck, guardião e reitor do Convento da Penha, anunciou a possibilidade de instalação de elevadores ou escadas rolantes para melhorar a acessibilidade no santuário.

O Convento da Penha promete uma festa de reveillon com música, buffet e uma vista privilegiada dos fogos na baía de Vitória e orla de Vila Velha. O campinho vai abrir para o “Reveillon Luz” a partir das 21 horas do dia 31 de dezembro e a festa vai até 3 horas do dia 1º de janeiro. Além disso, a Capela estará aberta para quem desejar subir e fazer orações, de 21h às 22h. Não haverá acesso de automóveis ao Campinho e o transporte (incluso no ingresso) será por meio das vans.

O valor arrecadado com os ingressos do “Réveillon Luz”, a festa de Ano Novo no Convento da Penha, será destinado aos projetos de mobilidade e acessibilidade que estão sendo realizados. “Nós queremos fazer melhorias na escadaria de acesso à Capela. Hoje há muitos degraus quebrados e irregulares, além da manutenção dos corrimões”, comentou o frei.

Há ainda o projeto que contempla a construção de um tipo de elevador ou escada rolante que vai até a Secretaria ou Capela do Convento. Para todo esse projeto, será necessária doação e recursos, mas também deve contar com a ajuda do poder público e aprovação do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan).