Muitas pessoas aguardam ansiosamente pela virada do ano, quando acontece a tradicional queima de fogos que marca a transição de um ano que terminou e outro que se inicia. 

Porém, essa não foi a realidade dos moradores da cidade de Itapemirim, no Sul do Estado.

A prefeitura publicou uma nota de esclarecimento nas redes sociais dizendo que dois pontos onde aconteceria a queima tiveram problemas. 

A nota afirma que na região de Vila do Itapemirim houve atraso (cerca de uma hora). Já em Itaoca, não houve execução dos fogos e a tradição vai ficar para o ano que vem. 

“A Prefeitura de Itapemirim vem a público, por meio desta nota de esclarecimento, pedir sinceras desculpas aos munícipes e visitantes pelo lamentável ocorrido no réveillon 2024. Uma data tão significativa e muito esperada, que não merecia tamanha frustração”.

Após lamentar o ocorrido, o órgão disse que o caso está sendo apurado, já que a empresa responsável pela estrutura e execução da queima de fogos assegurou que tudo estava preparado para a virada. 

“Destacamos que os fogos e toda estrutura necessária foram instalados pela empresa nestes três locais (Itaipava, Itaoca e Vila do Itapemirim) para que tudo fluísse normalmente. Pouco antes da meia-noite o próprio responsável por essa empresa reafirmou que tudo estava pronto, e que os fogos seriam acionados automaticamente, conforme horário de Brasília, por meio de apontamento via satélite”, escreveu.

O órgão informou ainda que o representante da empresa contratada alegou uma interferência teria provocado perda do sinal na comunicação do sistema de acionamento por satélite.

A cidade de Marataízes também teve problemas com a queima de fogos. De acordo com a prefeitura, a empresa que estava responsável pela programação foi notificada sobre as falhas ocorridas na execução dos serviços contratados para a virada de ano e aguarda uma resposta formal e técnica para os devidos esclarecimentos sobre os acontecimentos.