Moradores e turistas de Guarapari vêm relatando, desde a virada do ano, casos nas famílias e com amigos de sintomas de febre, diarreia e vômito. Em sua maioria, a atribuição pelos problemas, possíveis gastroenterites, estaria ligado a água do município que por conta do grande aumento na população nesta época do ano não estaria com o tratamento correto.
De acordo com a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), houve aumento nos casos de diarreia e vômito no município, na primeira semana de janeiro. “O Pronto Atendimento UPA 24h está atendendo a demanda como também as Unidades de Saúde. Com a chegada do verão as viroses costumam ser mais comuns, não podemos ligar diretamente os casos de diarreia e vômito somente com a gastroenterite, mas sabemos que ela pode afetar pessoas de todas as idades que tenham sido expostas à contaminação. Doenças não infecciosas também podem desencadear esses sintomas”.
Sobre uma possível contaminação na água, o órgão afirmou que água do município não é a responsável pelos casos surgidos, pois é própria para consumo e são realizadas coletas durante o ano para fiscalizar.