Devido às consequências decorrentes das fortes chuvas da última quinta-feira (1º), algumas escolas municipais de Cachoeiro terão o início do ano letivo adiado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), seis unidades escolares não retornam às atividades na próxima segunda (5).

Na escola “Irmã Margarida”, localizada no Monte Belo, uma árvore caiu em cima do telhado, comprometendo a estrutura da cobertura; na “Maria das Neves Soares Albuquerque Espíndula”, no Alto União, telhas foram destruídas, uma árvore caiu em cima do playground e danificou parte do telhado e portão de acesso.

Na unidade “Thereza Viliatti Sartório”, em Boa Esperança, a estrutura das paredes do sistema d’água do combate a incêndio foi comprometida; na “Luiz Marques Pinto”, no bairro Boa Vista, a chuva danificou toldos, calhas e telhas e a cobertura da torre do sistema de incêndio; na escola “Amélia Toledo”, em Córrego dos Monos, houve destelhamento e prejuízo na parte elétrica e distribuição de água.

Já na escola “Lucilla de Araújo”, localizada no Parque Laranjeiras, houve queda do muro, na parte externa, e perda de telhas.

“A Educação, com a Defesa Civil e a Secretaria de Obras, está se empenhando para que a situação seja normalizada, o mais rápido possível, para podermos atender nossos estudantes com segurança”, esclarece a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Outros equipamentos públicos afetados

Estruturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) também foram prejudicadas pelas chuvas.

Os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) dos bairros Jardim Itapemirim, Zumbi e Alto Independência foram atingidos, danificando equipamentos, forro de PVC e destelhamento.

Além disso, a unidade do Conselho Tutelar II, o Recanto das crianças e o Aprisco Rei Davi também sofreram danos.

Por causa disso, em todos esses equipamentos, os atendimentos estão, temporariamente, suspensos.