O Espírito Santo continua sob alerta para a ocorrência de novos temporais ao longo desta semana. O estado foi fortemente afetado por chuvas intensas nos últimos dias, e a combinação de diversos sistemas meteorológicos tem favorecido a persistência desses eventos.
O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil, e as grandes nuvens que provocam os temporais típicos de verão estão se formando praticamente em todo o país. O alerta laranja de perigo de chuvas intensas, emitido nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para todo o Espírito Santo, se estende até às 10 horas desta quinta-feira (22). Em todo o estado, há perigo de chuvas intensas, podendo chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100 mm/dia.
Segundo o Climatempo, na sexta-feira pode haver diminuição da chuva, com previsão de pancadas mais intensas na faixa central e oeste do estado, acompanhadas por raios. Na faixa litorânea, apenas pancadas isoladas ao longo do dia, sem acumulados significativos.
VITÓRIA JÁ CHOVEU O DOBRO DO ESPERADO PARA O MÊS
O verão é a estação mais chuvosa no Espírito Santo e este ano não seria diferente. Dados do Climatempo revelam que em Vitória choveu o dobro do total esperado para todo mês de fevereiro, que era de 79 milímetros. Durante os 21 dias do primeiro mês choveu 169,6 milímetros. Foram 86,6 milímetros apenas de segunda (19) até esta quarta-feira (21). Em janeiro deste ano choveu 230,8 milímetros.
No Espírito Santo, Fundão também foi afetada, registrando 111,2 milímetros nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nos últimos dois dias.