O governador Renato Casagrande anunciou, na manhã desta quarta-feira (21), situação de emergência no Espírito Santo por causa da dengue. Até o momento, foram confirmados dois óbitos relacionados à doença, enquanto outros 11 casos estão sob investigação.

Casagrande informou que será montado um centro de comando para o acompanhamento dos casos e desenvolvimento de ações estratégicas de combate à dengue.

O Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses será centralizado no combate à doença. Durante seu pronunciamento, Casagrande destacou que 80% dos focos do mosquito transmissor da doença são identificados dentro das residências.

“Nós estamos neste ano de 2024, agora, neste momento, já observando uma situação mais grave. Nessa última semana, em especial, tivemos o maior número de confirmação de casos de dengue, superior a 2023. Temos também uma situação muito delicada nos estados vizinhos. Temos uma situação grave em diversos estados vizinhos”, disse.

Casagrande destacou também a necessidade de manter os cuidados, ressaltando importância de uma maior integração e presença articulada para enfrentar o momento desafiador. 

“A situação exige de nós uma articulação e uma presença ainda mais forte e integrada para que a gente enfrente esse momento. Nós temos duas pessoas que já perderam a vida e temos 11 casos em investigação, então a situação exige que a gente continue tendo toda a atenção e cuidado”, destacou o governador.