A semana começou com muito calor no Espírito Santo. Entretanto, a partir de quinta-feira (29) até o sábado (2), as condições para chuva no estado aumentam significativamente devido à intensificação de uma baixa pressão atmosférica sobre o mar, próximo à costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Durante esses dias, todo o estado capixaba poderá registrar pancadas de chuva frequentes, acompanhadas de raios, e há risco de ocorrência de chuvas fortes, segundo o Climatempo.

Um sistema de alta pressão atmosférica se fortalece sobre a Região Sudeste, com atuação mais intensa sobre o estado capixaba. Esse sistema cria um movimento descendente do ar, reduzindo a umidade em superfície. Com o ar mais seco, a formação de grandes nuvens diminui, resultando em menor probabilidade de chuva.

> Professora se aposenta e é homenageada com corredor de aplausos

Devido a essa influência do sistema de alta pressão atmosférica, o Espírito Santo terá predominância de sol e pouca chuva nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28). Pode ocorrer chuva rápida na terça-feira (27) no norte do Espírito Santo, especialmente na região de São Mateus. Já na quarta-feira (28), algumas pancadas podem ocorrer apenas no extremo sul do estado, a partir da tarde.

A PREVISÃO É DE CHUVA?

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a terça-feira (27) com chuva rápida no início do dia no litoral nordeste capixaba, com aberturas de nuvens ao longo do dia. Nas regiões Norte e Noroeste, sol entre algumas nuvens e chuva esparsa em alguns momentos. Nas demais regiões, sol entre algumas nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas aumentam em todas as regiões. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 24°C e a máxima de 34°C.

A quarta-feira (28) será marcada pelo tempo estável em todo o Espírito Santo. A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens de chuva em todas as regiões. O sol predomina, e não há previsão de chuva no estado. As temperaturas sobem em todas as regiões, com a Grande Vitória registrando mínima de 24°C e máxima de 37°C.

Quinta-feira (29) com sol entre nuvens e chuva esparsa em alguns momentos do dia nas regiões Sul, Serrana e no extremo sul do Noroeste. O sol predomina, e não há previsão de chuva nas demais áreas. As temperaturas diminuem na metade sul do Estado. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 25°C e a máxima de 32°C.

Na sexta-feira (1º), o tempo permanece instável na metade sul do Espírito Santo. O sol aparece entre algumas nuvens, e ocorrem chuvas em alguns momentos do dia nas regiões Sul, Serrana e Grande Vitória. Não há previsão de chuva nas demais áreas do Estado. As temperaturas diminuem nos trechos localizados na metade sul do estado.

O tempo continua instável em todo o Espírito Santo no sábado (2), com o sol aparecendo entre muitas nuvens e chuvas em alguns momentos do dia em todo o estado. As temperaturas diminuem em todas as regiões.