Desde sexta-feira (22), a região do Sul do Espírito Santo está em estado de alerta em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado. 

De forma geral, as chuvas que aconteceram entre o RJ e o Sul do ES foram superiores à média climatológica para o mês de março.

Na região entre Bom Jesus do Norte e do Rio Itabapoana, os acumulados do mês atingiram, até o momento, 487mm de chuva, onde a média para março fica entre 200 e 250mm. No município de Mimoso do Sul, a chuva acumulada até o momento, foi de 248mm, onde a média é de 200mm.

Segundo o meteorologista do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Ivaniel Foro Moro, existe uma explicação para as fortes chuvas. 

“O problema é que tivemos um ciclo de onda de calor muito forte e prolongado, fazendo com que as chuvas se concentrassem em um curto espaço de tempo, trazendo grande volume de precipitação para região sul e serrana do ES”, explica o meteorologista.

Ainda segundo Ivaniel, o grande volume de água em curto espaço de tempo faz com que os rios transbordem e alaguem bairros mais baixos da cidade, resultando nos desastres que ocorreram em Mimoso do Sul.

O meteorologista afirma que março é um mês marcado por muita chuva volumosa, que normalmente encerra o ciclo de chuvas do verão. 

Mas de forma geral, as chuvas que aconteceram entre o RJ e o sul do ES neste final de semana foram superiores à média climatológica para esse mês

ES recebe alerta de chuva intensa até segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com perigo potencial em 61 cidades do Espírito Santo. O aviso do instituto começa a valer neste domingo (24) e vai até às 10h desta segunda-feira (25).

Segundo a previsão do Inmet, neste período são esperadas chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar aos 50 milímetros. Já os ventos devem alcançar velocidades que variam entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Veja abaixo a lista de cidades:

Afonso Cláudio
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Bom Jesus do Norte
Cariacica
Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fundão
Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Valério
Vila Velha
Vitória