Em meio à destruição causada pela chuva forte em várias cidades no Sul do Espírito Santo, muitas famílias ainda contabilizam prejuízos, enquanto outras choram a perda de parentes e amigos. Pelo menos 19 pessoas morreram e mais de 5,4 mil estão fora de suas casas. E a tragédia continua produzindo cenas de tristeza e desespero, como a de muitas pessoas recolhendo alimentos amontoados junto à sujeira da lama nas ruas das cidades.

Em Mimoso do Sul, no Sul do estado, uma das cidades mais afetadas pelo temporal entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23), vários moradores foram flagrados recolhendo pacotes de arroz, macarrão, biscoitos e até carnes, mesmo depois de todos eles terem sido descartados por lojas e supermercados do centro do município.

Os lojistas tiveram que colocar muitas mercadorias nas calçadas ou no meio das ruas, tudo amontoado e sujo, após a água ter invadidos os estabelecimentos. A perda e o prejuízo foram enormes.

Mas enquanto para algumas pessoas esses produtos estão descartáveis, inutilizáveis e sem valor comercial, para outras famílias deve representar o único alimento do dia ou das próximas horas. Isso porque muitos deles perderam tudo com a enchente, inclusive roupas, documentos e o alimento. A água está escassa e muitos estão tendo o que comer e beber graças a doações.

Dezessete pessoas morreram e mais de 5.450 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) no final da tarde deste domingo (24).

De acordo com o boletim, 15 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul, um dos municípios mais atingidos pela chuva. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá. Ainda não há a identificação das vítimas.

Solidariedade e doação de alimentos e água

Uma corrente de solidariedade se formou em várias cidades capixabas e donativos estão chegando aos poucos a cidades afetadas pela chuva. Mas fome e sede não esperam.

Uma marmoraria se tornou ponto de distribuição de alimentos e materiais de higiene para atender moradores atingidos pelas enchentes em Mimoso do Sul. Na manhã deste domingo (24), uma fila se formou no galpão, situado na entrada da cidade.

A Defesa Civil estadual recebeu dez toneladas de alimentos que serão doados para famílias atingidas pelas fortes chuvas deste fim de semana. São itens que fazem parte da cesta básica como: arroz, café, macarrão, açúcar, sal e outros. Os produtos foram doados por uma concessionaria de energia elétrica que abastece 70 municípios no estado.

Por conta da tempestade, o abastecimento de água do município está paralisado. Segundo nota divulgada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), neste domingo (24) foi constatado que a tubulação da barragem de captação foi completamente danificada.

De acordo com o Saae, até mesmo a tubulação da barragem de captação, responsável por levar a água até a estação de tratamento, foi completamente danificada. “Nossa prioridade no momento é recuperar essa adutora, para, então partirmos para a recuperação das redes rompidas na rua”, informou.

Algumas equipes, de outros municípios, estão chegando à cidade para auxiliar nos trabalhos. O Saae pediu a compreensão dos moradores e, aos que ainda tem sua reserva de água, que priorizem atividades fundamentais como beber e cozinhar. No momento, informou o órgão, não há previsão para a normalização do abastecimento.