No fim da noite de sexta-feira (22) iniciava a maior tragédia da história do município de Mimoso do Sul e do Estado do Espírito Santo. As primeiras horas foram desesperadoras. Gritos de socorro ecoavam no silêncio misturado com o som assustador das águas barrentas que tomavam conta de toda a cidade.

Sem energia, comunicação e água o cenário era de um filme de fim do mundo, e dos mais realistas e terríveis. A cidade ainda sofre, o comércio que foi completamente afetado, segue na esperança de uma ajuda rápida e desburocratizada.

O governador Renato Casagrande, que tem como característica principal a presença, o jeito municipalista de gerir, não fez diferente do que todos imaginavam. Presente na cidade enviou uma estrutura gigante que segue trabalhando dia e noite em busca da normalidade. Não é fácil, mas a grande força de trabalho traz um ingrediente especial na construção da esperança.

Em meio ao caos precisamos destacar alguns pontos.

O voluntariado
Emocionante ver pessoas de diversas partes do Brasil ajudando. Umas com recursos financeiros, outras com abraços, marmitas, mão de obra, uma palavra de fé. Momentos assim nos abrem os olhos. Os bons ainda são maioria!

Os municípios do ES
Não foram poucos. A ajuda dos municípios foi e ainda tem sido essencial na recuperação da cidade. Prefeitos de diversas cidades enviaram máquinas, caminhões, carros, pessoal, equipe terceirizada, alimentos. Como é bonito ver a solidariedade e empatia em um meio que tem sido tão desprezado por parte dos cidadãos.

O prefeito
Peter Costa, o “menino iluminado” merece um destaque especial. Peter é o prefeito mais jovem do ES, carrega com ele uma estrela absurda. Não esconde seus momentos de fraqueza. Pede ajuda, chora, vai para o campo, faz o que tem que ser feito, e ainda consegue espalhar esperança. E não faz nada de específico para transmitir isto. No seu olhar fica claro! Peter não tem maldade. Não se esconde. Acolhe, fica atônito quando não consegue atender ao pedido mais simples que seja. O cara é iluminado! Não dá pra descordar. Mimoso do Sul vive algo que ninguém nunca imaginou viver. As soluções não são simples. A gestão, assim como todo o município, foi afetada. Os profissionais perderam tudo, a sede adminstrativa praticamente devastada, a frota não existe mais. Como tocar uma cidade assim? Você colocaria tudo “brilhando” em 10 dias? Impossível! Siga firme Peter! A força emanada para você retorna em esperança para um povo que precisa muito de combustível para seguir.