Um aplicativo para aproximar ainda mais os cidadãos da Assembleia Legislativa (Ales). O Parlamento estadual lançou, nesta terça-feira (9), a ferramenta InterAles, que pode ser baixada no celular (Android ou IOS) por qualquer pessoa que se interesse pelos trabalhos legislativos. No aplicativo, o cidadão tem acesso a informações sobre os deputados e o trabalho das comissões temáticas, pode acompanhar a tramitação de proposições, opinar sobre os projetos, ler as notícias da Casa, assistir à TV Ales, entre outras funcionalidades. 

O InterAles foi lançado em um café da manhã para os deputados estaduais. “É um aplicativo novo, moderno, muito mais fácil, muito mais prático (…). O cidadão vai poder acompanhar um projeto de interesse dele. Cada movimentação do projeto, ele vai receber por e-mail”, anunciou o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (Podemos). 

Fotos da reunião

O aplicativo foi elaborado por servidores da Casa. “É um importante canal de comunicação com o público externo. No aplicativo, o cidadão tem tudo na palma da mão. É intuitivo, muito fácil e rápido”, destacou o secretário de Comunicação da Ales, Guto Netto. 

Já o diretor de Tecnologia da Informação, Grimaldo Pereira da Cruz Junior, disse que essa é uma primeira versão do aplicativo, que poderá ser aprimorada com sugestões. Os deputados já aproveitaram o encontro para propor novas funcionalidades, como a possibilidade de agendamento de serviços e de envio de denúncias diretamente para as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). 

Sessões híbridas

Durante a reunião, também foi lançado outro aplicativo, destinado aos parlamentares. A ferramenta será utilizada para a participação dos deputados nas sessões ordinárias que acontecem de forma híbrida. Por esse app, os legisladores estaduais poderão registrar suas presenças, interagir por vídeo e áudio, além de votarem de forma fácil e rápida. 

O novo aplicativo foi apresentado pelo servidor Luciano Rocha Barbosa. Ele informou que foi demandado pelo presidente Marcelo Santos para que fosse desenvolvida uma solução mais ágil e que não precisasse de “muita banda larga”, já que o Estado do Espírito Santo teria problemas constantes com o serviço de internet. De acordo com o servidor, o aplicativo é “muito intuitivo” e permite uma “contagem rápida e precisa dos votos”. 

Participaram do lançamento, além do presidente Marcelo Santos, os seguintes deputados: Adilson Espindula (PDT); Alexandre Xambinho (Podemos); Allan Ferreira (Podemos); Bispo Alves (Republicanos); Capitão Assumção (PL); Dary Pagung (PSB); Delegado Danilo Bahiense (PL); Denninho Silva (União); Dr. Bruno Resende (União); Engenheiro José Esmeraldo (PDT); Gandini (PSD); Hudson Leal (Republicanos); Janete de Sá (PSB); João Coser (PT); Lucas Scaramussa (Podemos); Mazinho dos Anjos (PSDB); Pablo Muribeca; e Raquel Lessa (PP).