A primeira queda de temperatura acentuada do outono será sentida no Brasil nos próximos dias. O Espírito Santo terá uma ligeira queda de temperatura nos dias 19 e 20 de abril. Embora a massa de ar frio não seja muito forte, segundo o Climatempo, Vitória pode registrar um recorde de menor temperatura na passagem desta massa polar.

O Climatempo explica que a massa de ar frio de origem polar chega ao país pelo interior do continente, o que aumenta seu poder de resfriamento e facilita o espalhamento do ar frio por áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste. A frente fria que trará a massa de ar frio continental se forma na terça-feira (16), entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um forte e grande ciclone extratropical.

Este ciclone extratropical não avançará para o Brasil, mas terá um papel importante na queda da temperatura nos próximos dias, pois permanecerá próximo da costa da Argentina até quinta-feira (18), retendo o ar gelado no norte deste país. Com a barreira do ciclone, o ar polar não conseguirá escoar para o oceano e será direcionado para o Paraguai e o interior da Região Sul.

Embora não seja muito forte, esta massa de ar frio continental tem potencial para produzir as temperaturas mais baixas deste ano no Sudeste. Vitória está entre as cidades que podem registrar recordes de menor temperatura na passagem desta massa polar. Lembrando que a menor temperatura registrada em 2024 foi de 22,1°C nos dias 1º e 24 de janeiro.

O QUE DIZ O INCAPER?

Na terça-feira (16), a presença da umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuvas na madrugada, manhã e retornando à noite entre a Grande Vitória e a região Nordeste. Ao longo do dia, há previsão de chuva esparsa no leste da região Serrana e nas demais áreas do norte capixaba. Poucas nuvens e calor são esperados nas demais áreas do Espírito Santo, sem expectativa de chuva. A força dos ventos diminui no trecho litorâneo. Na Grande Vitória, a temperatura deve variar entre 23°C e 32°C.

Na quarta-feira (17), há previsão de chuva na madrugada e manhã entre a Grande Vitória e a região Nordeste, com tendência de tempo aberto nos demais horários. Poucas nuvens e calor são esperados nas demais áreas do Estado, sem expectativa de chuva. O vento sopra com até moderada intensidade pelo litoral sul. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 22°C e a máxima de 33°C.

Na quinta-feira (18), prevê-se sol e calor em todo o Espírito Santo a partir do final da manhã. A partir da tarde, áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria provocam pancadas de chuva na região Sul e parte da região Serrana. À noite, as tempestades avançam pelas demais áreas da região Serrana, no trecho sul da região Noroeste e na Grande Vitória. As nuvens aumentam nas demais regiões do Espírito Santo, sem chance de chuva. A força dos ventos aumenta, podendo soprar com até moderada intensidade entre o litoral sul e o metropolitano.

O tempo fica instável nesta sexta-feira no Espírito Santo, devido à passagem de uma frente fria pelo litoral. Prevê-se chuva ao longo do dia em todas as regiões. As temperaturas máximas sofrem queda acentuada em todo o estado. Os ventos sopram com moderada intensidade, podendo ocorrer algumas rajadas em trechos do território capixaba.