Leonardo Martins, natural de Atílio Vivacqua, Espírito Santo, está realizando uma viagem extraordinária de bicicleta rumo aos Estados Unidos. Aos 36 anos, ele compartilha suas aventuras e desafios nas redes sociais, inspirando seguidores com sua determinação em busca de uma vida melhor.

Desde abril deste ano, registra sua viagem no Instagram. Atualmente, ele está no Peru, mas sua história começa muitos anos antes, em Atílio Vivacqua, onde viveu a maior parte de sua vida e enfrentou inúmeras dificuldades, incluindo fome.

O INÍCIO
Antes de decidir pedalar até os EUA, Leonardo passou quatro anos buscando emprego em Cachoeiro de Itapemirim e regiões próximas, sem sucesso. Determinado a encontrar uma oportunidade, enviou currículos para empresas em Santa Catarina, onde finalmente conseguiu um emprego em Agrolândia como auxiliar de metalúrgica. Sem dinheiro para a viagem, ele seguiu caminhando e pegando caronas até chegar lá.

Em Santa Catarina, trabalhou por três meses e economizou o suficiente para financiar seu sonho de infância de ir para os Estados Unidos. Com um pequeno salário, ele comprou uma bicicleta simples por R$ 550,00 e decidiu partir rumo ao seu objetivo.

DETERMINAÇÃO
A viagem de Leonardo não tem sido fácil. Desde jovem, ele sonhava em proporcionar uma vida digna para sua família a partir dos EUA, mas o custo de visto e passagens era proibitivo. Determinado, ele partiu de Santa Catarina há três meses e começou a compartilhar suas experiências no Instagram em abril.

Durante a jornada, enfrentou inúmeros desafios, como pneus furados e falta de dinheiro. Ele frequentemente dorme ao ar livre e sua alimentação é simples, consistindo principalmente de pão, sardinha, cebola, alho e água. No entanto, ele também recebe ajuda de pessoas que encontra pelo caminho. Leonardo acredita que fará cerca de 10 a 15 mil km até os Estados Unidos em oito meses ao todo.

SOLIDARIEDADE
Um exemplo dessa ajuda foi o caminhoneiro Luiz, que encontrou em Curitiba e com quem percorreu 1.400 quilômetros até Rondonópolis, adiantando consideravelmente sua viagem. Na semana passada, Leonardo deixou o solo brasileiro. Saiu da cidade de Assis Brasil, no Acre, e entrou no Peru. Devido à periculosidade de algumas estradas, ele opta por utilizar trechos de ônibus ou aceitar caronas para garantir sua segurança.

APOIO
Nas últimas semanas, o perfil de Leonardo nas redes sociais começou a ganhar mais seguidores, incluindo amigos de infância.

Ele relata que, apesar do número reduzido de seguidores, recebe apoio financeiro de amigos e conhecidos, o que o ajuda a se manter na viagem.

“Graças a Deus, estou avançando aos poucos. E peço apoio a todos do Espírito Santo e a todos que estão me acompanhando, eu quero vencer na vida e honrar minha família.”
No último sábado (25), quando a reportagem entrou em contato, Leonardo estava em Lima, capital do Peru, seguindo em direção a Tumbes, na fronteira com o Equador. Ele continua pedindo ajuda a todos que puderem contribuir para realizar seu sonho.

Acompanhe sua jornada no Instagram @leonardomartinsmatins e contribua através do Pix 47 99629-8037.