Após as altas temperaturas registradas nos primeiros meses do ano, muitos capixabas esperam por um clima mais ameno. No dia 21 de junho deste ano, o inverno começa oficialmente, marcando o início de uma estação que promete trazer mudanças significativas nas condições climáticas em todo o Espírito Santo. Será que o capixaba precisar tirar os casacos do armário?

PREVISÃO DO TEMPO

Para o trimestre de junho, julho e agosto, que abrange o inverno no Espírito Santo, as previsões indicam um cenário de chuvas dentro da normalidade, ou ligeiramente abaixo do normal, em grande parte do estado. Quanto às temperaturas, espera-se um padrão próximo ao normal nas regiões sul e noroeste, enquanto na faixa leste e extremo norte capixaba há uma tendência de temperaturas ligeiramente acima da média.

O Incaper explica que os indicativos sugerem um inverno que pode não ser tão rigoroso, especialmente considerando que entramos na estação durante a fase de neutralidade e início do La Niña. Durante este período, é esperada a passagem de frentes frias pelo Espírito Santo, o que deverá provocar quedas significativas nas temperaturas, tanto durante o dia quanto durante a noite e madrugada.