Cariacica completa 134 na segunda-feira (24), mas a Assembleia Legislativa (Ales) já adiantou as comemorações. Nesta sexta-feira (21), no Plenário Dirceu Cardoso, o presidente Marcelo Santos (Podemos) promoveu a entrega da Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero a personalidades de destaque, sobretudo nas áreas da religião e assistência social, com atuação no município.

Cariaciquense e residente no município, o deputado Marcelo Santos, que tem seis mandatos consecutivos, agradeceu a confiança dos capixabas por ter alcançado a chefia de um Poder. “Pela primeira vez na história da nossa cidade de Cariacica ela tem um cidadão que nasceu nela (…) e hoje preside a Assembleia”, disse ele ao lembrar as dificuldades da infância.

O parlamentar lembrou o desenvolvimento pelo qual passou Cariacica nos últimos 20 anos ao superar problemas diversos, como nos transportes e no serviço público de saúde. “Não tínhamos uma unidade de saúde decente, não tínhamos plano de saúde e vivíamos à mercê do Estado, que não atendia a gente a contento”, destacou.

Marcelo Santos salientou ainda a defesa que faz do município enquanto deputado e sua contribuição para obras viárias e nas áreas da saúde e educação. Um dos pontos frisados foi sua atuação na garantia de recursos para a urbanização da orla de Porto Santana, nas obras de passagem de nível e viadutos na Avenida Mário Gurgel (antiga BR-262) e para o mercado municipal.

O superintendente da Associação de Empresários Concessionários da Ceasa (Aupeces), Leandro Wruck, se pronunciou em nome dos homenageados. O convidado falou da importância da central, localizada em Cariacica. “A gente vê que todas as pessoas aqui que foram homenageadas são gente que cuida de gente e a história é escrita por gente que se preocupa, que cuida de gente”, concluiu.

Compuseram a mesa de autoridades o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB); o desembargador cariaciquense do Tribunal de Justiça (TJES) Sérgio Ricardo de Souza; o capitão de corveta da Marinha Wayne Mendes; o procurador-geral da Ales, Anderson Sant’Ana Pedra; além da promotora Justiça do Ministério Público do Estado (MPES) Maria Clara Mendonça Perim, que recebeu a Medalha Ewerton Montenegro.

História

A independência de Cariacica remonta ao ano de 1890, quando o município se separou da capital, Vitória. A emancipação oficial veio no dia 30 de dezembro, mas o 24 de junho, dia do padroeiro da cidade, São João Batista, é quando tradicionalmente também se comemora o aniversário da cidade.

Atualmente com quase 384 mil habitantes, o município foi colonizado por portugueses que fizeram incursões para o interior do continente pelo Rio Jucu, em Vila Velha, ainda no final do século 16. As fazendas de plantação de cana-de-açúcar e a instalação de engenhos ajudaram no desenvolvimento inicial.

Rômulo Neves Balestrero, patrono da honraria, teve papel de destaque nas obras sociais de Cariacica, na Paróquia Bom Pastor, Campo Grande, onde atuou por 30 anos. O monsenhor morreu em 2008, aos 79 anos. A comenda foi criada por meio da Resolução 3.589/2013, de Marcelo Santos.

Lista de Homenageados 

Ademir Pereira Marins
Alessandra Soares Fernandes
Andreza Berger Serra
Arilton Rapozo Rodrigues Junior
Associação de Empresários Concessionários da Ceasa (Aupeces)
Diana Carla Pimenta
Edineia Torres
Edmar Francisco dos Santos
Edson Nogueira de Souza
Elberson de Lima Cabral
Gilson Elmar Marchesi
Gleisson Daltio
Jocemir Joaquim da Silva
Leo Alexandre Coutinho de Almeida
Máratti Croce
Maria Aparecida Quintão Valente
Marilene do Carmo Paganini
Maxsuel Engelhardt
Nínive Alecia Coutinho Santos
Osmar Moreira Mendes
Rigoberto Pereira Soares
Rodrigo Reis Cyrino
Rogério Siqueira Lube
Roniel Monico Ramos da Silva
Suely Santana do Nascimento
Thais de Souza Cardoso
Thiago dos Santos
Valquiria Lino de Sena
Wanderson Campos Souza
Wesley da Silva Ferreira