O governador do Espírito SantoRenato Casagrande, anunciou nesta segunda-feira (24), na abertura da conferência Sustentabilidade Brasil, na Serra, que disponibilizará uma verba de R$ 800 mil para viabilizar estudos e elaboração de anteprojeto estrutural para implantação de barragem de contenção de cheias no rio Muqui, em Mimoso do Sul, na região Sul do Espírito Santo.

A conferência teve início no Pavilhão de Carapina e é o maior evento de sustentabilidade e ESG do Brasil. Dentre os temas abordados no primeiro dia de debates estava a prevenção de desastres naturais, como o ocorrido em Mimoso do Sul, em março deste ano. 

O investimento anunciado pelo governador acontece por meio da Agência Estadual de Recursos (Agerh) e do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). 

De acordo com o diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, simulações já foram realizadas para a instalação da estrutura. 

“Realizamos um processo de simulação hidrológica para construir um reservatório que tivesse a função principal de amortecer as ondas de cheia e estamos em parceria com o DER para elaboração dos estudos de viabilidade e o anteprojeto estrutural para essa barragem”,disse.