Pesquisa realizada pelo Instituto Inconpes referente ao município de Baixo Guandu, divulgada ontem (20), aponta para a reeleição do atual prefeito da cidade, Lastênio Cardoso. O levantamento ouviu 500 eleitores nos dias 8 e 9 de julho na Sede do Município e em todos os Distritos do município. O Plano amostral seguiu os dados demográficos do IBGE foi conduzido pelo estatístico Felipe Moreira Martine, responsável por diversas pesquisas no Espírito Santo.
Lastênio está no Terceiro mandato, tendo sido o primeiro prefeito reeleito em Baixo Guandu e administrado o município de 2005 a 2012. Em 2012 Neto Barros foi eleito Prefeito de Baixo, tendo sido reeleito em 2016 e comandado a prefeitura até 2020. Em 2020 Lastênio foi novamente eleito prefeito e comanda atualmente o executivo municipal.
Apresentados os nomes dos candidatos em lista prévia, os resultados apontam para a reeleição de Lastênio Cardoso, que alcança 49% das intenções de voto, contra 25% do ex-prefeito Neto Barros. Em seguida, aparece Saulo Bussular com 5,8% das menções. Com a apresentação da lista, os indecisos e os que não responderam somam 12,8%. Brancos e nulos somam 8%.
Foram realizadas 500 entrevistas presenciais, nos dias 8 e 9 de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais, respeitando os dados demográficos do IBGE e estatísticas eleitorais do TSE. Foram ouvidos eleitores em todos os bairros da sede e distritos do interior do município. A pesquisa tem margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado sob o número ES-01304/2024 no Tribunal Superior Eleitoral.
Fonte: Instituto Inconpes