A prestação de contas de gestão da Assembleia Legislativa (Ales) referente ao exercício de 2023 foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES). O relatório encaminhado à Corte pela Mesa Diretora, obteve parecer favorável do relator, conselheiro Rodrigo Chamoun. O presidente da Ales, Marcelo Santos (União), destacou o trabalho em equipe e ressaltou a parceria com os demais deputados.  

“Bom, eu recebo com muita alegria, mas ao mesmo tempo sem muita surpresa, até porque eu tenho uma equipe técnica, moderna, eficiente, que ao meu lado e ao lado dos meus colegas deputados produzem bons resultados e esse é um deles. Essa aprovação das contas é muito importante, mostrando que nós estamos no caminho certo”, avaliou Marcelo.

O conselheiro Rodrigo Chamoun se manifestou pela regularidade das contas do Legislativo e foi seguido pela unanimidade dos conselheiros. “Seguimos todos os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal, fizemos e tratamos com muito zelo o recurso público, aquilo que nos é de competência constitucional, o recurso que nós temos que aplicar aqui em todas as áreas, em conformidade com a área financeira”, afirmou Marcelo. 

Devolução de recurso

O presidente da Ales também comentou sobre a devolução de recursos para os cofres públicos. O montante de R$ 17 milhões foi destinado ao Fundo da Defesa Civil. “Devolvemos esse recurso e ele foi aplicado para as pessoas que mais precisam, principalmente no momento que as fortes chuvas caíram no sul do Espírito Santo e alcançaram 13 cidades”, afirmou.

Sessão

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, o presidente falou com entusiasmo da aprovação das contas e novamente agradeceu o apoio dos colegas parlamentares. “Aproveito para distribuir esse resultado, que é a provação das nossas contas sem nenhuma ressalva, inclusive da área técnica, para os colegas. A Ales hoje é exemplo no Brasil de transparência. E esse é um trabalho feito em conjunto”, comentou.

O vice-líder do governo e presidente da Comissão de Finanças, deputado Tyago Hoffmann (PSB), também elogiou o trabalho em equipe. “Quero registrar minha alegria de fazer parte desse trabalho, agradecendo também os nossos diretores, nossa Procuradoria e a colaboração de todos os nossos servidores, comissionados e efetivos. Esse resultado é fruto desse trabalho em conjunto”, falou.

A deputada Raquel Lessa (PP) registrou a importância das contas aprovadas para um gestor público. “Já fui gestora como prefeita e sei do valor de ter as contas aprovadas sem ressalvas, é uma prova de transparência”, disse. O deputado José Esmeraldo (PDT) também congratulou o presidente. “Você tem feito um trabalho excelente”, afirmou.