Mensagens apontavam a chamada “ideologia de gênero” em plano de governo

Mensagens falsas contidas em materiais de propaganda da campanha de Pablo Muribeca, candidato do Republicanos a prefeito da Serra, impactaram de forma negativa o leque de apoios a Weverson Meireles (PDT), que lidera a corrida eleitoral no segundo turno, que acontece neste domingo (27). A desinformação, que relacionava a “ideologia de gênero” nas escolas ao plano de governo, foi suspensa por decisão judicial.

Isso ocorreu na sexta-feira (18), com a condenação de Pablo Muribeca pela Justiça Eleitoral, por disseminar fake news, tendo que suspender a distribuição de folhetos com alegações falsas, que motivaram reuniões com lideranças religiosos, entre eles da direção da Convenção das Assembleias de Deus do Espírito Santo (Cadeeso).

Na decisão, o juiz Gustavo Grillo Ferreira concluiu que as afirmações contidas nos materiais de campanha de Muribeca eram infundadas e comprometiam a lisura da disputa eleitoral, e ressaltou que o programa de governo de Weverson Meireles não faz qualquer menção à implementação de “ideologia de gênero”.

O magistrado destacou que a desinformação envolvendo o tema já havia sido objeto de outras representações contra a campanha de Muribeca e determinou a suspensão imediata da produção e distribuição dos folhetos com essas alegações falsas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, caso a ordem não seja cumprida; retirada de circulação dos folhetos já distribuídos, com a comprovação da medida em juízo, também sob pena de multa de R$ 50 mil; e proibição de produção e veiculação de novos materiais que contenham informações semelhantes.

O magistrado entendeu que o material tinha o claro propósito de prejudicar a imagem do adversário por meio de desinformação, apesar da defesa de Muribeca afirmar o contrário.

Liderança

Pesquisa Ipec divulgada na sexta-feira (18), sob encomenda da Rede Gazeta, mostra Weverson Meireles com 54% das intenções de voto e Pablo Muribeca com 34%. Os votos brancos e nulos representam 6%, o mesmo percentual daqueles que não sabem ou preferem não responder. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno de votação, em 6 deste mês, Weverson, candidato do prefeito Sergio Vidigal (PDT), recebeu 39,66% dos votos válidos (excluindo-se brancos e nulos), enquanto Muribeca obteve 25,20%.