Um projeto educacional produzido por alunos da EMEFTI Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde, foi selecionado para participar do 16º Festival Internacional de Curtas Escolares Macacu Cine. Eles são os únicos representantes do Espírito Santo no festival, e a expectativa é grande pelo resultado.

O curta-metragem, intitulado “O Primeiro Dia”, foi resultado da eletiva de cinema chamada Cine Langa, idealizada pelo professor Adonel Junior. Ao longo do curso, os alunos aprenderam sobre a produção cinematográfica e se envolveram ativamente em todas as etapas da criação do filme.

“Essas atividades permitem que os alunos explorem diversas habilidades essenciais de forma prática e colaborativa. Ao participar da criação de um curta, as crianças desenvolvem o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, enquanto aprendem sobre narrativa, linguagem audiovisual e técnicas de comunicação”, comentou o professor.

A eletiva foi um trabalho em equipe que contou com a participação dos alunos e professores da escola, que se tornaram atores e atrizes. Juntamente com a colaboração da professora Regina Dornelas e, posteriormente, da professora Stephanie Anjos, o projeto ganhou vida e formou um ambiente de aprendizado enriquecedor.

Agora, os estudantes contam com seu voto para que o filme traga o prêmio para as terras capixabas. “Temos honra de sermos os únicos representantes do Espírito Santo neste festival e precisamos de votos para trazermos o prêmio para terras capixabas”, destaca o professor Adonel.

“A participação dos alunos nesse projeto é motivo de orgulho para toda a nossa rede de ensino. Projetos como esse demonstram o poder transformador da educação, que vai além da sala de aula, desenvolvendo competências que os prepararão para o futuro,” destacou a secretária de Educação, Luzian Belisario.