Com a previsão de fortes chuvas para este final de semana, a Defesa Civil do Espírito Santo emitiu um alerta recomendando que moradores de áreas de risco deixem suas casas preventivamente. A orientação foi dada após avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que preveem chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo em algumas regiões do estado.

“As chuvas vão se intensificar a partir do final da noite de sexta-feira (8), e há previsão de rajadas de vento, descargas elétricas e até queda de granizo em algumas áreas, principalmente no sul do estado. Ao longo do sábado (9), a instabilidade deve continuar, com momentos de chuva fraca e outros de maior intensidade. No domingo, as chuvas devem se concentrar mais no centro-norte do estado”, explicou o meteorologista Hugo Ramos.

Áreas de risco

A Defesa Civil está em alerta especialmente nas áreas mapeadas como de risco, que somam mais de mil setores em todo o estado, conforme informou a chefe do Departamento de Integração da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), Major Fabiane Cruz. “Desde 2013 e 2014, o Espírito Santo mapeou mais de mil áreas de risco, com setores que variam em complexidade e grau de perigo, tanto geológico quanto hidrológico”, afirmou a Major.

As áreas de risco estão concentradas principalmente nas regiões serranas e no sul do estado, devido à maior vulnerabilidade a deslizamentos de terra e enchentes. Cidades como Domingos Martins, Castelo, Alegre, Ibatiba e Vargem Alta foram destacadas como áreas críticas, onde há um número significativo de moradores em zonas de encosta e vales propensos a desmoronamentos.

Essas áreas de risco geológico incluem principalmente encostas íngremes e regiões sujeitas a deslizamentos. Já os riscos hidrológicos afetam as regiões próximas aos rios, onde a população precisa estar atenta ao nível das águas, especialmente durante a noite. “Se o nível do rio subir, não é seguro permanecer na residência. A orientação é pegar documentos importantes e buscar um local seguro para passar a noite”, aconselhou a Major.

Major Fabiane Cruz complementou explicando que muitas dessas áreas já apresentaram problemas em eventos anteriores. “Estamos falando de locais onde deslizamentos já ocorreram no passado, como em Alegre e Domingos Martins. Por isso, estamos em alerta máximo e pedimos que os moradores dessas áreas deixem suas casas imediatamente ao receberem o alerta”, afirmou.

Municípios em alerta laranja:

Afonso Cláudio
Alegre
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante