A segunda quinzena de novembro no Espírito Santo será marcada por um aumento significativo nas chuvas, com a chegada de uma frente fria pela costa do Sudeste, que trará pancadas de chuva fortes para o estado.

A previsão da Climatempo indica que, entre quinta e sexta-feira (22), o clima no estado ficará mais instável, com chuva intensa, especialmente no litoral e nas regiões mais próximas da Serra. A frente fria também deve aumentar a umidade no Espírito Santo, o que favorece o aumento das chuvas, principalmente no fim de semana.

A partir de quarta-feira (20), a chuva começa a se intensificar no estado, com pancadas mais fortes e maior ocorrência de raios e ventos fortes. O tempo instável deve persistir até o final da semana, com variações de intensidade das chuvas em diferentes regiões capixabas. A expectativa é que a umidade proveniente da Amazônia, associada ao avanço da frente fria, traga mais precipitação para o Espírito Santo, com destaque para o litoral e áreas de maior altitude.

Além disso, a ausência de uma onda de calor em novembro é um fator notável. As chuvas frequentes e a nebulosidade impediram picos extremos de temperatura. De acordo com a meteorologista Ana Clara Marques, da Climatempo, os próximos dias devem continuar com temperaturas amenas, sem grandes variações, mantendo o estado longe das altas temperaturas típicas de uma onda de calor. Mesmo assim, no final do mês, há a previsão de um pequeno aumento na temperatura por conta de uma situação pré-frontal, mas sem risco de um calor intenso.

Segundo a Climatempo, a segunda quinzena de novembro no Espírito Santo será caracterizada por muita chuva e temperaturas amenas, com algumas áreas registrando condições de tempo mais instável e aumento da umidade, mas sem previsão de ondas de calor.

Veja a previsão detalhada para os próximos dias

A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), mostra que na quarta-feira (20) o tempo se mantém estável no início do dia na maior parte do estado. O litoral norte pode registrar chuvas rápidas pela manhã, seguidas de sol. No Sul e Serrana, as pancadas de chuva retornam à tarde e à noite. Já na Grande Vitória, Noroeste, extremo Norte e litoral Sul, o dia será de sol entre nuvens, sem previsão de chuva. Os ventos no litoral serão moderados, e as temperaturas continuam elevadas: na Grande Vitória, mínima de 23°C e máxima de 34°C. No Sul, os termômetros variam entre 19°C e 36°C; na Serrana, de 18°C a 32°C; e no Norte, de 22°C a 31°C.

Na quinta-feira (21), uma frente fria que se aproxima pelo oceano muda o clima no período da tarde. Haverá aumento de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva na Grande Vitória e nas regiões Sul e Serrana. À noite, a chuva pode atingir as regiões Nordeste, Noroeste e Norte. Apesar disso, o calor persiste durante o dia, com a Grande Vitória registrando temperaturas entre 23°C e 36°C. No Sul, as máximas podem chegar a 38°C, enquanto a Serrana terá variações entre 19°C e 34°C, e o Norte, entre 19°C e 29°C.

Na sexta-feira (22), o tempo fica instável em todo o estado, com previsão de chuva em vários momentos do dia. Na região Serrana, há chance de trovoadas à tarde e à noite, e as temperaturas começam a cair.

No sábado (23), o clima segue instável, com muitas nuvens e poucas aberturas de sol devido à umidade trazida pelos ventos oceânicos. Chove de forma esparsa em todas as regiões, e as temperaturas permanecem amenas.