Prefeitura de São Mateus, na região Norte do Espírito Santo, é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (26) pela suspeita de fraude em licitações, lavagem de dinheiro e pagamento de propina. Servidores e empresários são investigados. Uma pessoa foi presa.

Ao todo, oito mandados de busca e apreensão, bem como medida cautelar de bloqueio de valores de até R$ 2,9 milhões, foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de São Mateus.

De acordo com a Federal, a investigação é sobre um possível desvio de recursos públicos, por meio de direcionamento de licitações, e lavagem de dinheiro imputados a servidores públicos e empresários que participaram do processo de contratação pública realizada pela Secretaria de Obras de São Mateus.

Imóveis usados como pagamento de propina

A suspeita é de que tenha havido direcionamento da licitação a determinadas empresas, que pagariam propina a servidores do município por meio de imóveis. A informação foi passada pela Polícia Federal.

A Justiça bloqueou pouco mais de R$ 220 mil e quatro veículos foram apreendidos. Segundo a PF, essas medidas são essenciais para recuperação de ativos e ressarcimento ao erário público.

Além disso, foram apreendidos documentos e mídias, que serão encaminhados à perícia.